7.10.08

Tuto - Criando seu server

Quer criar seu server para jogar com seus amigos? Não sabe por onde começar? Quer ajuda? Então vamos nessa!

Iremos ajudar a criar servidores para Counter-Strike 1.6 pelo HLDS (Half-Life Deticated Server), mais conhecido como Dedicated Server.

~1- Vá a pasta onde seu Counter-Strike está instalado e crie um atalho para o arquivo hlds.exe. Você não deve usar o Dedicated Server de seu desktop, pois ele pode não funcionar e só você poderá jogar.
~2- Abra o atalho, aparecerá uma pequena janela. Iremos começar a configurar o server.
~3- Iremos fazer as configurações básicas do seu server agora. É o que você precisa para ele já começar a rodar!
~3.1- Como estamos fazendo um server para CS, deixe o Game do jeito que está (Counter-Strike)
~3.2- Server Name, é nada mais, nada menos que o nome do seu server (Ex.: Blog Counter-Strike Server @ blogcounter-strike.blogspot.com)
~3.3- O mapa selecionado a seguir é o mapa que o server irá iniciar com. Você poderá mudá-lo a qualquer instante após iniciar o server.
~3.4- O Network é recomendado deixar como Internet
~3.5- Max. Players é o número máximo de jogadores que poderão acessar seu server. Iremos dizer o que é recomendado para amenizar o lag*.
~3.6- UPD Port é a porta do seu server. Recomenda-se deixála como está (27015)
~3.7- RCON Password é a sua senha, a senha do Administrador do server. Ela jamais deve ser divulgada para players, você usará está senha para mecher no server e até mesmo configurá-lo adiante.
~4- Clique em Start Server e seu server já está rodando. Aparecerá uma outra tela.
~4.1- Main. Aqui você poderá mudar o ciclo de mapas, o nome do server, a senha para players etc...
~4.1.1- Map Cycle é o Ciclo de Mapas, ou seja, a ordem em que eles vão ser "executados". Você pode mudar o ciclo a qualquer momento.
~4.1.2- Player Password é a senha para jogadores, ou seja, é a senha que um player precisará dar para poder acessar o server. Este comando é opcional. Não ative-o se você deseja rodar com seu server aberto.
~4.2- Configure. Aqui você poderá mecher nas outras configurações do server, como Freeze Time, entre outros. Apenas lembrando que Enabled = Ativado/Disabled = Desativado.
~4.2.1- Time limit. Esse é o tempo que o mapa irá estar presente no server. Ao término desse período, o mapa será o próximo mapa do ciclo (Map Cycle)
~4.2.2- Win limit (rounds). Esse é o número máximo de rounds que um time (CTs ou TRs) pode vencer. Ao término desse período, o mapa será o próximo mapa do ciclo (Map Cycle)
~4.2.3- Rounds limit (rounds). É o número máximo de rounds por mapa. Ao término desse período, o mapa será o próximo mapa do ciclo (Map Cycle)
~4.2.4- Time per rounds (minutes). É o tempo que cada round pode durar. Ao término desse período cada time pode ganhar, ou pode empatar (Em mapas para TRs plantarem a bomba, quem ganham são os CTs e vice e versa)
~4.2.5- Freeze time (seconds). É o tempo de freeze (congelamento) dos players ao começar cada round.
~4.2.6- Buy time (minutes). É o tempo permitido para os jogadores comprarem armas, munições e acessórios.
~4.2.7- Starting money. É o quanto de dinheiro que cada player começará, ao entrar no server.
~4.2.8- Footsteps. Sgnifica o barulho dos passos. Escolha entre Enabled (Ativado) ou Disabled (Desativado)
~4.2.9- Death Camera Type. Aqui você seleciona quem os jogadores mortos podem ver.
~4.2.10- Disable chase/death cam (fade to black). Se sim (Enabled), o jogador, ao morrer não poderá assistir ao jogo, sua tela ficará preta.
~4.2.11- Friendly fire. É o fogo amigo, ou seja, se o jogador acertar outro do próprio time, este outro sofre danos. Podendo até ser morto por um companheiro.
~4.2.12- Kill team killer round after TK. Mata jogadores que mataram algum parceiro. Ele morrerá no início do próximo round.
~4.2.13- Kick idle and team killers. Kicka AFKs (Away From Keyboard = Ausentes) e TKs (Team Killers)
~4.2.14- Kick hostage killers. Kicka jogadores que matam refens, injustiçando os CTs.
~4.3- Statistics. Aqui você pode ver as estatísticas de sua CPU, dos Players e até mesmo os pings.
~4.4- Players. Mostra o ID, ping, nome e outras estatísticas dos players on-line em seu server.
~4.5- Bans. Mostra a lista de jogadores banidos do server. Permite Adicionar banidos ou remove-los.
~4.6- Console. O último e na maioria das vezes, o mais importante. Aqui você pode executar vários comando como Administrador de seu server.
~5- Comandos de Admins. Aprenda a comandar seu server pelo console. Para fazer isso você usará o RCON. RCON é um meio de administrar o servidor remotamente.
~5.1- Você, primeiramente, deve logar-se no RCON. Para isso você deve usar sua senha de administrador. RCON Password (~3.7). Para logar-se utilize o comando rcon_password (Ex.: Digite no console: rcon_password senhadomeurcon)
~5.2- Após logado você já pode usar seus comandos de administrador. Para isso, você deve digitar os comandos asseguir em seu console, do mesmo modo que você fez para logar-se. (Apenas postaremos comandos que não podem ser mudados pelo Configure do HLDS)
rcon sv_restartround "nº de segundos" - Recomeça o round (Ex.: rcon sv_restartround 1)
rcon say "texto" - Passa uma mensagem para o server, onde todos os jogadores podem vê-la (Ex.: rcon say Olá, bem vindos ao server Blog Counter-Strike Server @ blogcounter-strike.blogspot.com)
rcon kick "Nome do Player" - Kicka o jogador indicado (Ex.: rcon kick ~Preacher)
rcon sv_gravity "força da gravidade" - Ajusta a gravidade do server. Fique de olho, alguem pode sair voando xP. (Ex.: rcon sv_gravity 500)
rcon mp_autokick - Kicka automaticamente jogadores AFKs (Ex.: rcon mp_autokick 1) O 1 server para ativar o comando e o 0 desativa-o.
rcon mp_c4timer "tempo desejado" - Indica o tempo (segundos) que a bomba (C4) demora para explodir (Ex.: rcon mp_c4timer 60).
*Aqui vão algumas dicas para melhorar o desempenho do server, diminuindo o lag. Ao criar seu server, recomendamos que você use Windows XP/2000. Eles tem um melhor desempenho. Configurações recomendadas para seu PC:
8 Players - CPU: 800MHZ/RAM:256
16 Players - CPU: 1200MHZ/RAM: 384
24 Players - CPU: 1600MHZ/RAM: 512
32 Players - CPU: 2200MHZ/RAM: 768

Deixando o IP do seu server FIXO

Entre no site No-IP e, no canto direito da página, em baixo de onde tem os campos de login, clique em Create Account para criar sua conta do No-IP. Se cadastre. Seu e-mail servirá de login e Password de senha, portanto, guarde essas informações. Você receberá um e-mail, abra-o e confirme seu cadastro. Após isso, volte ao site do No-IP e logue-se. Você verá 5 opções, clique na 4ª: "Add a host". Host name será o IP do seu server (Ex.: bcstrike.servergame.com). Faça o download do programa do No-IP. Instale e abra o programa. Entre com seu login (e-mail) e sua senha (password) e aparecerá seu host em uma lista. Abra seu server e logo depois clique no seu host. Ele deverá ficar com uma cara de envergonhado. Lembre-se que toda vez que você for abrir seu server, abra-o e logo depois faça o mesmo procedimento com o seu host do No-IP.